Elim abre centenas de abrigos de emergência em Minneapolis.

Com o apoio do estado, centenas de abrigos de emergência são abertos para os minnesotanos sem-teto.

Em uma manhã animada nesta semana, mais de uma dúzia de homens e mulheres formaram uma corrente humana que se estendia de um caminhão de entrega estacionado ao longo de uma calçada movimentada, subindo dois lances de escadas e entrando no ginásio cavernoso da Igreja Elim, no nordeste de Minneapolis.

Em poucos minutos, todos estavam passando pesados ​​colchões pela corrente, enchendo a academia com camas improvisadas suficientes para 40 adultos sem-teto que buscavam refúgio contra o frio. “Todo mundo pega um tapete, queremos isso pronto no dia dos namorados”, gritou Monica Nilsson, organizadora do novo abrigo.

A cena frenética da manhã reflete o novo senso de urgência em torno dos esforços do setor público e privado para combater a crescente situação de falta de moradia em Minnesota.

Uma nova e ambiciosa iniciativa projetada para expandir o suprimento de emergência do estado de leitos de abrigo para os desabrigados já está tendo um grande impacto. Quase duas dezenas de organizações, incluindo igrejas, organizações sem fins lucrativos, condados e agências tribais, receberam US $ 2,7 milhões em doações desde que o governador Tim Walz lançou o esforço há apenas seis semanas.

A súbita expansão do abrigo para os sem-teto decorre de uma colaboração incomum de organizações corporativas e filantrópicas, que se reuniram com o governador Walz pedindo no final do ano passado a criação de um fundo de emergência pioneiro, o Minnesota Homeless Fund. O fundo foi projetado para responder rapidamente à crise imobiliária acessível do estado e ao aumento da taxa de desabrigados.